segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Letra e Música: Sobre o título do blog


Ainda estou pensando como vai se dar o conteúdo deste blog. Nem sei se sempre vou falar sobre música e afins, mas a critério de organização, já criei esta seção.

O nome do blog vem do primeiro verso de uma música dos Los Hermanos chamada Casa Pré-Fabricada.


Letra: clique aqui!


Lembro de uma vez estar conversando com uns amigos sobre significados ocultos nas letras das músicas dos barbudos e uma menina que lá estava apontou que tinha ouvido falar que esta música falava de um relacionamento homossexual, dado este primeiro verso "Abre os teus armários, eu estou a te esperar", tudo por causa da palavra "armário".

Bom, sinceramente, eu acho bastante redutivo interpretar a música assim. Claro que ela pode sim se encaixar num relacionamento homossexual, mas o caminho percorrido não é esse.

Vejo a ação de abrir o armário nessa música muito mais como uma forma de  de receber a outra pessoa com braços abertos, do que necessariamente um amor gay. Sabe quando duas pessoas estão num relacionamento sério e guardam espaço no armário uma da outra para as respectivas roupas? Então! Nesse sentido.

No panorama geral, vejo a música como um pedido de uma parte apaixonada para que a outra deixe de lado os questionamentos, as dúvidas e aflições, a "culpa vã" e receba o eu lírico de braços abertos e se deixe levar por esse amor, viver em paz consigo e "tristeza nunca mais". Abrir-se para o mundo e deixar a primavera entrar, pois esse medo todo só traz mais medo, mais infelicidade.

E, neste aspecto, podemos encaixar um amor gay. No fim das contas, acho que a música não fala de um romance homossexual especificamente, mas de uma situação romântica que pode se encaixar numa relação desse tipo. E dessa significação, ligada à presença da palavra "armário", que virou meio que um clichê nos títulos dos blogs gay por aí, veio a minha ideia para o título do blog.

---

Bom, caros, por hoje é só. Gostaria de lembrar que tem outra música dessa banda que fala muito mais claramente de um relacionamento homossexual, que se chama "Conversa de Botas Batidas", mas isso é assunto para outro post.

Beijos, abraços e até a próxima!

4 comentários:

  1. Gosto muito de Los Hermanos. Sobre amor: tem diferença entre amor homo ou heterossexual? Pra mim, se é amor, supera qualquer meio para simplesmente ser, né!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oopa, tudo bom? Primeiramente agradeço por ser fiel seguidor do meu lago, e aproveito também pra dar boas-vindas! Já vi que começou muito bem, com dois ótimos posts! Parabéns, de verdade!

    Gosto de algumas músicas do Los Hermanos e confesso que essa não conhecia...letra linda e de fato um erro ser interpretada por uma única frase...

    Abraços e aguardando novos posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por passar por aqui e conferir. Obrigado pelos elogios também :)

      Excluir