terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Letra e Música: A música de Chico Buarque e o amor entre dois homens


Antes de mais nada, quero frisar que eu sou da opinião de que a intenção do autor não é determinante na interpretação de uma música. Influencia, mas não determina. De forma que uma obra de arte só se completa quando entra em contato com o receptor. E aí entra toda a subjetividade de cada um. As vivências e as visões de mundo de cada um.

Para melhor entender este texto, é necessário conhecer esta música. Letra aqui

Sem Fantasia é uma das músicas mais lindas de Chico Buarque (falar de músicas lindas de Chico chega a ser redundância :p). Chico sempre foi conhecido por "entender" a alma feminina. Uma interpretação recorrente dessa canção é a relação entre o desenvolvimento de um homem e a mulher. Enquanto a mulher "floresce" antes, tanto física quanto psicologicamente, o homem, sempre muito apegado à sua meninice, sempre chega lá mais tarde.

E a música fala justamente disso. Duas pessoas que se encontram em fases diferentes da vivência, mas, apesar de tudo, desejam compartilhar desse amor, não importa se ainda é fraco e tolo, e não forte e sagaz, mas a consumação desse amor é altamente desejada.

Minha interpretação é exatamente esta do último parágrafo, mas difere quanto ao que foi falado no parágrafo anterior a ele. Eu gosto de entender que a música fala de um relacionamento entre dois homens. Enquanto um, já avançado em seu processo de auto-aceitação, que pede encarecidamente para que seu amado venha, não importando seus conflitos internos e suas aflições.

Já o outro, que ainda novo nessa trilha da auto-aceitação, depois de tanto sofrer, faz questão de mostrar as marcas que ganhou nas lutas que travou com o 'rei' e nas discussões que teve com Deus. Faz questão de dizer que agora é um homem crescido, é homem bastante para seu amado.

E assim, mesmo tendo trilhado caminhos separados, cada um amadurecendo a seu tempo, agora os ponteiros se encontram e eles podem usufruir desse amor.

Eu acho bem pouco provável que Chico tenha pensado nisso ao compor a música, mas, como eu disse no primeiro parágrafo do texto, eu gosto de entendê-la assim, independente do que o compositor quis dizer com a letra.

---

E por hoje é só. Eu tinha escrito um post sobre o fim do mundo, mas ficou uma bosta, então nem publiquei. Talvez eu reescreva e publique antes de sexta-feira, afinal, tem que ser antes do mundo acabar. haahahhahahha

Coloquei essa versão do Chico cantando com Caetano só como ilustração. Eu gosto muito da voz da Maria Bethânia para esta canção (ela, inclusive, é irmã de Caetano, caso haja por aqui algum desavisado...).

Beijos, abraços e aproveitem seus últimos três dias de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário