segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coisas da vida: Estar num relacionamento


Dia desses completei seis meses de namoro com meu boy, que chamei de Alexandre aqui no blog (pra quem não sabe, todos os nomes usados aqui, inclusive o meu, são pseudônimos, mas todos os acontecimentos são reais). Antes de conhecê-lo, eu só podia imaginar o que era se envolver e estar num relacionamento, mas no decorrer desse meio ano eu aprendi tanto, que eu acho que devia compartilhar aqui.

Amar é diferente de tudo que eu imaginei. E estar num relacionamento também. São tantas felicidades e perrengues, mas no fim, tudo serve para nosso crescimento, tanto pessoal como de casal.

Música não tem nada a ver com o post, mas eu acho massa :p

Sabe... aprendi que todas aquelas historinhas de contos de fadas, filmes de comédias românticas, ou até mesmo alguns dramas românticos, não passavam de historinhas. Se apaixonar é "fácil", mas manter um relacionamento que é a trabalheira. É preciso muito amor, cumplicidade, compreensão e sacrifício para seguir em frente.

Sabe quando você tem todos seus fantasmas, sombras, paranoias e expectativas próprias? Agora você tem os fantasmas, sombras, paranoias e expectativas de duas pessoas para lidar. Mas também tem as conquistas e felicidades para compartilhar. Amar não é fraquejar na primeira dificuldade, terminar na primeira discussão. Amar é suportar as cargas, ser fiel às seus ideis, defender seu ponto de vista, mas saber ceder e tentar entender o outro lado sempre. E, quem sabe, mudar de ideia sobre certas velhas opiniões formadas sobre tudo. É sempre bom mudar de opinião e ponto de vista.

Amar é ser amável mesmo quando se dá a pior das broncas ou puxões de orelha. E não, um relacionamento não é só flores e sorrisos. Tem lágrimas e pedras no caminho que, com sabedoria, servem para construir e solidificar ainda mais o namoro. Namoro não é só beijinho e sexo. Namorar é apoiar as decisões, estar do lado nos momentos difíceis e nos fáceis também. Ser apoio e suporte. E deixar-se apoiar e ser humilde para aceitar ajuda.

Amar é comprometer-se a lutar contra fantasmas do passado e não querer fazer tudo sozinho, deixar que os punhos se juntem para bater com mais força e os braços se juntem para carregar o peso com mais leveza. Às vezes alguns pedaços do caminho podem parecer ser mais difíceis, mas garanto que, com confiança e parceria, tudo fica muito melhor depois.

---

Este texto foi tão difícil de botar pra fora... não porque eu não sinta e acredite em cada palavra que eu disse, mas porque não quero que o post pareça um daqueles manuais que parecem trechos de livros de auto-ajuda, sabe... não era com essa proposta que comecei a escrever... :/

Sei que ficou um texto sem final, sem conclusão, acabando na metade. Mas deixo aqui o registro. Acho importante até esses pensamentos soltos, rascunhos incompletos. Não posso nem dizer o quanto que textos assim em blogs que acompanhava e/ou acompanho me ajudaram em minha jornada pessoal. Espero conseguir ajudar alguém em sua jornada também.

Beijos, abraços e prometo escrever um texto melhor na próxima!

PS: escrevi uma espécie de conclusão para esse texto, no fim das contas. Clique aqui para conferir!

10 comentários:

  1. Que bom que não teve uma conclusão, porque né... não é pra ter! Se a felicidade continua, é muito melhor senti-la do que buscar conclusões, que remetem a um fim.

    Parabéns para vocês e que este amor cresça e torne-se cada vez mais forte!

    E não se preocupe: o texto foi escrito com o coração, que é muito melhor do que quando escrito com a cabeça! =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vinícius! :)

      Escrevi o texto sim com o coração, mas acabei escrevendo uma "parte II" depois. Confere lá! :D

      Abraços!

      Excluir
  2. O amor vivido, compartilhado e construído é a mais fascinante experiência na face da terra. Não se compara com nada, por isso é tão importante lutar por ele, com muita paciência e garra. Quero parabeniza-los e declarar o meu total apoio!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, cara! É exatamente assim que me sinto! Obrigadão!

      abraço!

      Excluir
  3. Grande Luis Cesar,

    Fico bastante feliz que tenha voltado a escrever. Pessoalmente, sempre me fez um bem enorme ler as histórias que você compartilha. Nestes 9 meses que acompanho seu blog, já li coisas incríveis que me ajudam bastante no dia-a-dia da dolce vita.

    Sobre o amor e o relacionamento, acho bastante acertado o que você escreveu, cara. É dureza não ser capaz de conviver com os próprios conflitos e, de quebra, compartilhar os conflitos de quem se ama.

    Contudo, como num barco com remo duplo quebrado no eixo, a sincronia de movimentos e de motivações entre duas pessoas faz chegar à meta comum e alivia, no final das contas, muito do fardo que cada parte enfrentaria isoladamente.

    Por isso, acredito que amizade é tudo. Num paralelo pessoal, costumo dizer sempre para o meu namorado que ele é meu melhor amigo e isso é a mais pura verdade. Graças a Deus, amor, carinho e gentileza removem todas as montanhas.

    Quando eu, muitas vezes cego, por algum motivo qualquer, me preparo para descer a saraivada em cima dele, mesmo amando-o demais, o amor, carinho e a compreensão dele protegem nossa relação. Melhor: me protegem de mim mesmo e do meu temperamento inflamado huahauhua.

    E sobre a ilusão que criamos de filmes, contos de fadas, etc., embora eu acredite que tudo isso é 90% balela desnecessária, acredito que há sim, e deve haver, espaço para um pouco de fantasia pura em um relacionamento. Ou, talvez, que devamos enxergar que um relacionamento real, com suas alegrias e tristezas, é muito mais empolgante e valioso que uma história de contos de fadas.

    Por conta disso, eu sigo sentindo arrepios e com o coração batendo forte toda vez que eu penso, vejo ou falo com o carinha que eu mais amo no mundo. Não é apenas porque ele é amável, inteligente, compreensivo e bem bonito. É por tudo isso, mas também, porque eu busco me reapaixonar por ele todos os dias, quando acordo e ao dormir.

    É isso, cara! Tudo que você escreveu e escreve me ajuda a refletir (e agir) bastante sobre como avaliar a vida. Mais uma vez, obrigado por compartilhar tudo isso :)

    Ps.: fico bem feliz, também, de ver que você está se dando bem hahauhau! É nóis!

    Abração,

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Antes de tudo, seu amor deve ser também seu amigo, concordo 200%.
      Nem tenho invejinha sua com esse cara, porque eu sou exatamente assim com o meu boy também! Muito, muito, MUITO melhor que o mais inspirado dos contos de fadas.

      Eu que agradeço por me acompanhar e por esse feedback tão gostoso!

      Abração

      Excluir
  4. O amor é lindo, é uma bateria solar mesmo nos dias nublados. Haja energia de reserva. A gente acredita que tudo vale a pena quando o abraço dele não for pequeno. E assim seguimos com nossos contos de fada pessoais mesmo quando não houver tanta magia. Felicidades.

    ResponderExcluir
  5. E o abraço nunca é pequeno, posso garantir!
    obrigado pela visita!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Sei muito bem como é viver este conto de fadas, pelas suas palavras nota-se sua extrema felicidade e satisfação.
    Viva intensamente.
    Abraços!

    ResponderExcluir