sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Coisas da Vida: Pais e filhos - A culpa é de quem?


Este não tem nada diretamente ligado à homossexualidade. Talvez nem mesmo indiretamente. Mas é um questionamento que eu venho desenvolvendo há muito tempo.


Começo falando também que nada que digo no texto abaixo tem intenção de generalizar, apesar da forma em que o texto está escrito (como por exemplo a minha preferência por usar "os pais" a usar "meus pais"). Estou citando fatos que ocorreram na minha vida. As famílias dos leitores podem ser extremamente diferentes do que exponho aqui. Sei lá se haverá gente se identificando com minhas situações...

---

Lembro que eu morria de inveja dos meus coleguinhas que ganhavam "prêmios" dos pais na escola quando tiravam boas notas. Que fossem alguns trocados, sei lá. Eu levava bronca nas ocasiões em que tirava notas baixas e ganhava um mero "não fez mais que a obrigação". Hoje eu vejo que isso de recompensar a criança com dinheiro por ganhar notas boas é uma bobagem. Mas esse não é o ponto da conversa.

Acho curiosíssimo esse formato de família em que os pais cuidam dos filhos para que estes cuidem de seus progenitores quando não tiverem mais condição de fazê-los por conta própria.

Logo que a criança nasce, cria-se um ciclo de valores que botam a criança numa situação complicada. Ainda que muitos nunca se deem conta disso. Os pais trocam-lhe fraldas, compram-lhe roupas, brinquedos, cuidam de todos os pormenores. Os pequenos têm casa, comida, roupa lavada, escola, materiais, tudo.

Daqui a pouco, os pais já começam a cobrar retorno. Os filhos devem demonstrar toda a gratidão do mundo, afinal, os pais sempre fizeram o melhor para que seus filhos chegassem onde chegaram.

Um pouco além, os pais começam a perder a vitalidade, por vezes descobrem-se portadores de doenças como o Alzheimer ou Parkinson, isso sem falar de outras debilidades e seus bons filhos devem sempre estar lá para ajudá-los nisso tudo.

O que acho curioso é a veemência com que os pais cobram este retorno, diante de tudo que já fizeram por seus amados filhos. Como se estes tivessem tido alguma escolha no processo.

Uma coisa que toda criatura viva neste mundo tem em comum é a sua falta de escolha. Ninguém quis vir a este mundo cheio de falhas e imperfeições. A gente simplesmente veio. Se foi escolha de outrém ou acaso, acidente ou fatalidade, não faz diferença.

Ninguém pediu para ter as fraldas trocadas e ser matriculado nas melhores escolas. Essas não seriam as obrigações dos pais? Eles geralmente têm muito mais culpa que seus filhos nessa história toda. Então por que parece que o filho é o culpado? Os pesos e as medidas se invertem e, de repente, é o filho que tem a "obrigação" de tudo, quando ele é quem menos teve parte nessa coisa toda de existência.

Mas muitos pais por aí insistem em criar filhos para si. Para que cuidem deles quando estiverem senis. Atentam-se mais a aprisionar o beija-flor que cuidar de seu jardim.

Não estou dizendo que os filhos devem sair no mundo e esquecer dos seus velhos. Mas acho errado isso ser uma obrigação. Os filhos devem cuidar de seus pais porque os amam e respeitam, e não como uma forma de acerto de contas. E respeito não é algo que se impõe. É algo que se conquista. Por mais que, inicialmente, o respeito seja imposto através da autoridade, devido ao intelecto ainda frágil da criança, de acordo com seu crescimento, esse cenário deve mudar completamente.

Não sei se o que falei aqui é tudo uma grande besteira, uma manifestação de todo o meu egoísmo e egocentrismo, mas é o que venho pensando há muito tempo. Não sei como é ter filhos e talvez nunca saberei. O que sei é como é ser filho. E isso às vezes pode ser bem complicado.

---

Bom, pessoas, desculpem o post quilométrico, mas eu tinha muito pra falar. E ainda acho que não disse tudo. Mas, posto o assunto que eu queria tratar, acho que atingi meu objetivo. Eu espero, pelo menos, que o texto não tenha ficado confuso.

Beijos, abraços e até a próxima

4 comentários:

  1. Eu acho que muito disso acontece por puro medo dos pais. Medo de, na velhice, ficarem sozinhos ou serem mandados pelos filhos pra uma casa de repouso ou coisa parecida. Mas talvez o medo maior seja por perder o vínculo com as crias, que agora pertecem ao mundo.

    Minha mãe vire e mexe faz essa cobrança, ao mesmo tempo que diz que quer morar sozinha, com dois cachorros, hahahaha! Intimado ou não, eu sei o que fazer.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu também acho isso. Esse medo que faz nós, seres humano adotarmos posturas e tomarmos atitudes tão esquisitas...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. ~Sinceramente não sei qual é o problema com os pais , não que seja um assunto fácil de desenvolver , mas por favor hein , não é o fim do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é o fim do mundo! O dia 21 tá chegando! hahahahahaha!!! :p

      Excluir