sábado, 26 de abril de 2014

Cultura: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Como disse em minha última postagem, fui ver o filme Hoje Quero Voltar Sozinho no cinema com o meu namorado. O longa, que é uma adaptação do curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, do mesmo diretor e roteirista, Daniel Ribeiro, versa sobre a descoberta da sexualidade de um jovem cego.

Este é o curta que deu origem ao longa que está nos cinemas. Vale muito a pena ver os dois.

O longa tem a mesmíssima premissa. Leonardo é um garoto cego e tem como melhor amiga a Giovana. Gabriel então se muda para a escola onde eles estudam e a partir daí, se desenvolve a trama, onde Léo se vê envolvido de uma forma inesperada por essa figura nova em sua vida.

Bom, o curta já é super fofo e o longa não é diferente. Apesar de seguir a mesma linha de enredo, com praticamente os mesmos conflitos e pontos de virada do curta, o longa não soa mais do mesmo, repetitivo. O diretor soube muito bem manter a base e dar mais profundidade aos personagens, explorar as situações e desenvolvimento da história, sem, é claro, pesar o clima lúdico que o curta tem.

Os atores são carismáticos e competentes. A personagem Giovana ganhou umas tiradas muito engraçadas e não está tão chata e apagada como antes. Alguns personagens novos entraram também, dando mais riqueza à história em geral.

O filme conquista por sua simplicidade, a empatia dos personagens e a leveza com que o tema é abordado. Mesmo assuntos como o bullyng são tratados de forma leve, mas não quer dizer que seja de foma leviana. A sexualidade, uma característica intrínseca ao ser humano, aparece como algo natural, mesmo que homossexual. Aliás... não é assim que realmente é? Por que será que é tão difícil para as pessoas perceberem isso?

Um fato interessante do filme está um subtexto na cegueira do protagonista. Numa sociedade que é tão focada em aparências -ainda mais a "comunidade gay", que é acusada de só se importar com isso-, será que essa não seria uma forma bem pura e inocente de amor?

É um filme recomendadíssimo para assistir, seja sozinho, com o amor, amigos, e até família, nem que seja quando (ou se) sair o DVD. Recomendo muito mais que Shelter, por exemplo, que eu achei muito chato. Mas isso seria assunto para outro post.

---

Eu não sou nenhum crítico de cinema. Sei que o texto tá meio capenga, mas se eu ficasse reformando texto o tempo todo (que é o que eu estava fazendo), ele nunca seria publicado e eu acho que é meio que obrigação minha falar sobre ele. Talvez um dia eu faça um novo texto com ideias melhor concatenadas.

Mas por hoje é só isso mesmo.

abraços e beijos

4 comentários:

  1. Ah, poxa... Eu queria muito ver esse filme, mas nem sei se vai estrear nos cinemas de Portugal. Eu AMEI a curta! :(

    Você sabe algo sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo sobre o filme ir para Portugal?

      Excluir
    2. Sim! Não respondi porque só hoje lembrei (não activei as notificações!). :D

      Excluir
    3. Não, cara, não sei de nada sobre esse assunto. :/
      Até tentei pesquisar, mas não achei nada.
      Mas é fato que o filme teve bastante sucesso e, quem sabe, vá para os cinemas de fora ou, pelo menos, tenha lançamento em DVD, e assim fique mais acessível.

      Excluir